Munícipes satisfeitos com o funcionamento dos postos comunitários

  14.03.22
  3 minutos
  por PTUM

Após pouco mais de 4 meses de inauguração dos postos comunitários de saúde em 20 bairros da cidade de Maputo, os munícipes dos bairros abrangidos pelo projecto mostram-se satisfeitos com o funcionamento dos postos por aproximar a comunidade de alguns serviços básicos de saúde.

Os postos têm proporcionado aos munícipes pacotes de prevenção, testagem, sensibilização, rastreio e referenciamento de casos de COVID-19 identificados na comunidade para as unidades sanitárias da respectiva área de saúde, fortalecendo assim o sistema de referência a nível dos cuidados de saúde primários. ​
Acompanhe abaixo o depoimento dos utentes.

O Professor e Líder Religioso, Muhamad Abdul, que por sinal também é um dos utentes dos postos comunitários de saúde, considera que os postos ajudam a evitar a rápida propagação da COVID.
“Devido a pandemia estes postos evitam com que as pessoas se aglomerem nos hospitais com risco de apanharem e propagarem cada vez mais a COVID. E também, muitas vezes as pessoas se sentem inibidas de irem ao hospital quando não se sentem bem, mas com os postos próximos há garantia de que eles vão aproximar para saber do seu estado.”

A senhora Arminda para além de já ter se beneficiado dos serviços dos postos comunitários de saúde, ela tem feito o seu negócio ao redor dos postos e mais do ninguém tem acompanhado o dia-a-dia do posto comunitário de saúde de Munhuana na cidade de Maputo.
“Foi uma ideia positiva instalar os postos nas comunidades porque é aqui onde se encontram boa parte da população. Eu tenho visto que as pessoas estão realmente a aderir aos serviços, isso mostra que estes postos veio aumentar a consciência das pessoas sobre a importância de cuidar da saúde.” Arminda Tembe – Empreendedora

Desde o tempo em que o senhor Felisberto era secretário do bairro Inhagoia A até ao momento muita coisa mudou. Uma das mudanças que marca positivamente a história do bairro Inhagoia A é sem dúvida a instalação dos postos comunitários de saúde, de acordo com o Sr. Felisberto, antigo Secretário do Bairro de Inhagoia A.
“A expansão dos postos pelos bairros e a diversidade dos serviços que eles oferecem é bastante positiva. Agora não precisamos andar longas distâncias para saber do nosso estado de saúde. Está de parabéns o conselho municipal por este avanço e seria bom que este projecto continuasse para sempre.”