Grupos vulneráveis recebem máscaras de pano para minimizar o contágio pela covid-19

  14.04.22
  2 minutos
  por PTUM

No âmbito da implementação do Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM), iniciou no dia 14 de Abril, do ano em curso, a distribuição em massa de máscaras de pano a grupos vulneráveis da Cidade de Maputo, nomeadamente idosos, população de rua, catadores de lixo, crianças em situação de vulnerabilidade, polidores de viaturas. A distribuição de máscaras se enquadra no contexto do reforço das medidas de protecção à população em situação de vulnerabilidade.

No dia 14 de Abril foram entregues máscaras a 3 centros de acolhimento, nomeadamente, o Centro de Apoio a Velhice de Lhanguene, Lar São José de Lhanguene e Casa Madre Maria Clara. Até a sua fase conclusiva, o processo vai beneficiar cerca 291,650 pessoas da cidade de Maputo, segundo dados fornecidos pelo INAS sobre a população vulnerável no âmbito do COVID-19, e ao todo serão distribuídos cerca de   400.000 (quatrocentas mil) máscaras de pano. Prevê-se que cada beneficiário receba pelo menos 3 máscaras para permitir a troca e alguns grupos, como idosos e mulheres chefes de agregado familiar, irão receber os beneficiários principais mais o seu agregado familiar.

 A opção por máscaras foi em consideração aos aspectos ambientais e de sustentabilidade, uma vez que a melhor maneira de ajudar o meio ambiente nesse contexto é fazendo uso de máscaras de tecido, que são laváveis e reutilizáveis.

Para além de distribuição das máscaras, está prevista a realização de sensibilização junto dos beneficiários desta intervenção para igualmente reforçar outras medidas de protecção, nomeadamente a higiene das máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos. As actividades de sensibilização serão realizadas na comunidade e locais de maior aglomeração.