Munícipes apresentam inquietações durante a terceira sessão do fórum consultivo das partes interessadas do PTUM

  05.04.22
  2 minutos
  por PTUM

Numa sessão bastante aderida, com mais de 300 participantes, foi realizada no dia 05 de Abril a Terceira Sessão do Fórum Consultivo das Partes Interessadas do PTUM. Para além do Presidente do Município e membros da equipa do Banco Mundial, participaram na sessão Vereadores Municipais, Quadros de apoio directo ao PCM, Directores Municipais, Técnicos Seniores das Direcções Municipais, Equipa do PTUM, Munícipes dos Distritos Municipais da Cidade de Maputo abrangidos pelo projecto, organizações estatais, organizações da sociedade civil, organizações académicas, individualidades, entre outros.

No seu discurso de abertura, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, realçou que o Fórum tem vindo a acrescentar benefícios e a apoiar o Município na tomada de decisões sobre a implementação e monitoria do PTUM. Por sua vez, o representante do Banco Mundial, André Herzog, explicou que o Fórum Consultivo é um dos mecanismos das políticas do BM para o engajamento das partes interessadas, abrangidas e afectadas (stakeholders) e que o mesmo irá decorrer numa periodicidade de 6 meses durante a implementação do projecto.

Durante o debate, a maior parte das manifestações esteve ligada às actividades de regularização fundiária, reassentamento, mecanismos de comunicação no âmbito do projecto, inclusão da mão-de-obra local na fase de construção e em questões ligadas aos problemas recorrentes de iluminação pública e drenagem nos assentamentos informais.

No final, o Presidente do CMM manifestou a sua satisfação com o envolvimento dos participantes dos sete (7) distritos municipais abrangidos pelo projecto, ressaltando que este é o caminho que deve ser seguido para que se possa “txunar” Maputo. Frisou ainda que o projecto ainda está no início, por isso muitas das actividades, com resultados concretos, ainda não são visíveis e que é preciso flexibilizar esse processo para que os munícipes sintam os impactos reais nas suas vidas.

Importa realçar que a sessão foi realizada no modelo semi-presencial, com salas físicas nas Administrações dos Distritos Municipais da cidade de Maputo (KaMpfumu, Nlhamankulu, KaMaxakeni, KaMavota, KaMubukwana e KaTembe).