Águas Já Escoam Através Das Valas De Drenagem Em Nlamankulo

Já são visíveis os resultados dos trabalhos de reparação localizada e limpeza de valas de drenagem que decorrem desde Junho no Distrito Municipal Nlamankulo.

Depois das chuvas da quarta-feira (27/09) a nossa equipa esteve, durante o dia de ontem (28/09), em alguns pontos intervencionados para aferir o grau de eficácia dos trabalhos realizados. Evidências mostraram que as águas já escorrem normalmente, facto que não se verificava antes das limpezas.

De realçar que as limpezas em curso serão concluídas em Outubro do ano em curso, em ruas como Marcelino dos Santos, Amaral Matos, Irmãos Roby, Praça 16 de Junho, e Bacia de Retenção da Malanga.

CMM e EDM trabalham para a Melhoria da Rede de Iluminação Pública

No âmbito do Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM), estão em curso os trabalhos de melhoria e expansão da rede de iluminação pública de 20 bairros periféricos da cidade, numa iniciativa levada a cabo pelo Conselho Municipal de Maputo em coordenação com a Electricidade de Moçambique (EDM).  

As intervenções nesta fase contemplam os Bairros de Mavalane A, Mavalane B, FPLM, Maxaquene A, Urbanização, Luís Cabral, Inhagoia A, Inhagoia B, Malanga, Chamanculo A, Chamanculo B, Chamanculo D, Aeroporto A, Aeroporto B, Minkadjuine, Xipamanine e Unidade 7.  

A melhoria e expansão da rede de iluminação pública nestes bairros tem por objectivo reduzir os focos de criminalidade existentes nestes pontos.
Refira-se que esta acção se enquadra nas actividades dos “Quick-wins” do PTUM e conta com o financiamento do Banco Mundial.

Em Avaliação Possibilidade Reforço Financeiro do Projecto

Uma equipa multidisciplinar do Conselho Municipal de Maputo e Banco Mundial realizou uma visita de trabalho, nos dias 28 a 31 de Agosto, a alguns bairros dos Distritos Municipais de KaMavota, KaTembe, KaMpfumo e Nhlamankulu.

A visita surgiu como uma oportunidade para identificar as necessidades de reforço financeiro do Projecto e verificar as condições para aplicação de um fundo adicional orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos.

De forma geral, foram identificadas oportunidades para o reforço do financiamento aos projectos de drenagem, saneamento, acessibilidade e vias, bem como gestão de resíduos sólidos.

Com a visita efectuada, nos próximos dias será definido o cronograma e o roteiro para a preparação técnica das actividades a incluir no Projecto, de modo a aliviar os principais desafios enfrentados pelos bairros a nível da Cidade de Maputo.