Missão de Apoio do PTUM avalia Implementação do Projecto

Teve lugar nesta quarta-feira (21/12) no edifício sede do Conselho Municipal de Maputo o encerramento da 4ª Missão do Banco Mundial de Apoio à Implementação do Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM). A missão avaliou satisfatoriamente o progresso no alcance do Objectivo de Desenvolvimento do Projecto, embora se registem atrasos no andamento de algumas actividades.

Na subcomponente de Urbanismo Táctico para Resposta à Covid-19, a missão destacou a implementação bem-sucedida dos Postos Comunitários de Saúde em 20 bairros de intervenção do projecto, onde atenderam 80.928 munícipes, superando a meta inicial de 60.000. Ainda nesta subcomponente o projecto garantiu a instalação de 139 equipamentos de lavagem de mãos em mercados e terminais numa meta de 200 e foram produzidas 40.180 máscaras de pano, distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

As actividades referentes a Revitalização do Centro da Cidade de Maputo também registou um desempenho positivo e espera-se que no primeiro semestre de 2023 arranquem as obras de reabilitação e construção de sistema de drenagem da baixa, de modo a solucionar os problemas de inundações recorrente na baixa da cidade.

Intervindo à margem do encerramento da Missão, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, reafirma a necessidade de se implementar o pacote de obras prioritárias e acções que impactam positivamente na vida dos munícipes.

“Passados 2 anos da aprovação do projecto e como tenho vindo a referir em missões anteriores, continuam sendo urgentes a execução de soluções de drenagem alternativa nos locais mais críticos dos assentamentos informais e as situações mais críticas de inundação na baixa da cidade; bem como a construção antecipada das vias previstas no projecto, ligações de água e planos de inclusão sócio-económica antecipados”, mencionou.

A Missão de Apoio à Implementação do Projecto de Transformação Urbana de Maputo decorreu de 14 a 30 de Novembro do ano corrente e passou em revista as actividades decorrentes do memorando de acções acordadas durante a 3ª Missão, e encetou discussões para dar resposta aos desafios do Projecto, através de definição de um conjunto de novas actividades a serem priorizados pelo Projecto nos próximos meses.