Realizada Auscultação Pública para definição da área de Construção do Aterro Sanitário da Katembe

O Conselho Municipal de Maputo, através do Projecto de Transformação Urbana de Maputo – PTUM, levou a cabo no passado dia 27 de Outubro na Katembe, uma auscultação pública sobre o uso de solo definidos na planta de zoneamento do Plano Geral de Urbanização do Distrito Municipal Katembe de 2012.  

A acção visa garantir as condições técnicas urbanísticas para a definição da reserva de terra para instalação de diversas infra-estruturas, entre elas a construção do novo aterro sanitário da Katembe. A área que constitui objecto do zoneamento localiza-se no extremo sul do bairro de Incassane, a cerca de 10 quilómetros do centro do mesmo bairro e pouco mais de 13 quilómetros da ponte que liga as duas margens da baía de Maputo.

Na ocasião participaram os detentores das mais diversas formas de Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra nesta área, bem como os demais interessados.

Munícipes consultados sobre a Proposta de Reabilitação da Drenagem no Centro da Cidade de Maputo

No âmbito das obras previstas para a Reabilitação da Drenagem no Centro da Cidade de Maputo, o PTUM promoveu no dia 26 de Outubro, duas sessões de consultas públicas para as partes interessadas e afectadas pelas intervenções.  

Durante a reunião foram levantadas e tomadas em consideração as principais preocupações e sugestões sobre a proposta de Reabilitação da Drenagem no Centro da Cidade de Maputo junto da comunidade, organizações da sociedade civil, agentes económicos, instituições governamentais e privadas e outras partes.  

A reunião também serviu para apresentar e discutir o Relatório dos Termos de Referência para a fase de Estudo Ambiental Simplificado para as obras em alusão.

Esta acção enquadra-se no âmbito da Componente 2 do PTUM e visa apoiar o Conselho Municipal de Maputo a revitalizar o centro da cidade através da melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais  para reduzir as inundações na área baixa da cidade.

Realizada a Reunião do Grupo Temático da Componente 3​ do PTUM

Decorreu no dia 20 de Outubro, no Distrito Municipal da Katembe, a Reunião do Grupo Temático da Componente 3​ do PTUM relativo ao Crescimento Urbano Sustentável da KaTembe​​. O encontro visava​ garantir a dinamização da implementação do PTUM, facilitar a coordenação interinstitucional e promover consultas e sinergias entre as partes interessadas do Projecto.

Num encontro bastante aderido, estiveram presentes quadros do Distrito Municipal da Katembe, incluindo o Vereador do Distrito, os munícipes da Katembe, agentes económicos, instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil local.

Durante a reunião foi apresentada a síntese do Diagnóstico da KaTembe preparado pelos técnicos do PTUM e discutidas as propostas de intervenções com vista a garantir o Crescimento Urbano Sustentável da Katembe.

Secretários dos Bairros capacitados em matéria de Urbanização Participativa e Regularização Fundiária

Decorreu de 27 a 30 de Setembro do corrente ano, a Formação sobre Urbanização Participativa e Regularização Fundiária e Técnicas de Sensibilização e Comunicação, no âmbito do Programa de Regularização Fundiária implementado pelo Projecto de Transformação Urbana de Maputo – PTUM.

A capacitação teve como objectivo formar os participantes sobre os aspectos mais importantes relacionados com o processo de regularização fundiária. Nesta primeira fase a formação contemplou os Secretários dos Bairros de Mavalane A e B, Aeroporto A e B, Luís Cabral, Unidade 7, 12 Paralegais e 4 Técnicos do Conselho Municipal de Maputo.

Com base nesta formação, os técnicos passam a ser capazes de contribuir para a mobilização eficaz e envolvimento da comunidade em vários momentos da regularização fundiária, como em consultas e audiências públicas, reuniões comunitárias e com grupos focais e também na discussão do diagnóstico e da proposta de reordenamento dos bairros, bem como garantir a assistência jurídica aos membros da comunidade.

De lembrar que o Programa de Regularização Fundiária e de Reordenamento dos Bairros foi lançado oficialmente em Agosto do ano em curso e irá contemplar cerca de 260.000 pessoas que vivem nos bairros abrangidos pelo programa, o que representa pouco mais de 60.000 agregados familiares.