PTUM realiza formação em desenho urbano participativo

O Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM), em parceria com a Superwien Urbanism (SUWI), realizou de 26 a 29 de Novembro, o Workshop Urban Lab (Laboratório Urbano) de formação em desenho urbano participativo no âmbito do projecto de requalificação de 20 espaços públicos da área de intervenção do projecto.

Os grupos alvos para a formação foram estudantes de arquitectura de várias universidades do país e técnicos do CMM, que foram conduzidos pela equipe da Superwein pelas várias fases do planeamento participativo, desde a auscultação das inspirações até ao desenvolvimento do projecto conceptual, base para a elaboração do projecto preliminar a desenvolver pela Superwein.

A Superwien é uma empresa de desenvolvimento urbano e arquitectura sustentável com sede em Viena, Áustria contratada para consultoria do projecto “Participatory Urban Design”, promovido pelo Banco Mundial para fortalecer a capacitação de três governos locais na realização de processos participativos de desenvolvimento urbano na (i) realização de um diagnóstico de espaços públicos para identificar as opções para regeneração de espaços públicos, (ii) fornecer apoio prático e exposição a boas práticas internacionais relacionadas a regeneração de espaços públicos e planeamento urbano participativo, e (iii) apoiar ao governo local na implementação do processo de desenvolvimento urbano inclusivo.

Técnicos do PTUM recolhem dados para diagnóstico integrado da componente 3

Decorreu, durante o mês de Novembro, o processo de recolha de dados secundários para efeitos de Elaboração do Diagnóstico Integrado do Distrito Municipal de Katembe que irá consubstanciar as intervenções previstas pelo Projecto de Transformação Urbana de Maputo. 

A informação recolhida recaiu ​sobre os​ sectores de Drenagem, Equipamentos Urbanos e Espaços Públicos, Água e Saneamento, Ordenamento do Território e Solo Urbano, Inclusão Social e Género, Resíduos Sólidos Urbanos e Mobilidade Urbana​.
Esta actividade foi realizada no âmbito do Diagnóstico Integrado da Componente 3 do projecto e visa apoiar na implementação de esquemas de desenvolvimento urbano da Katembe onde está projectado para ocorrer o maior crescimento urbano.

Municipes envolvidos na concepção de projecto de distanciamento social

O Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM) está a elaborar projecto de distanciamento social para as terminais de transporte público da cidade de Maputo. Desta forma, foram realizadas consultas públicas com os utentes das Terminais de Transporte e partes afectadas e interessadas do projecto por forma a colher-se subsídios importantes que enriquecerão o desenho do projecto.

As consultas incidiram sobre os terminais de transporte de Ferroviário, Zedequias Manganhela, Praça dos Trabalhadores, Museu, Anjo Voador, Guerra Popular, Xipamanine, Zimpeto e Praça dos Combatentes.

Com o projecto implementado, pretende-se reduzir o índice de contágio pela COVID-19 nos terminais de transporte e espera-se ainda que estes locais possam apresentar uma nova organização interna, com superfícies devidamente pintadas e sinalizadas com elementos de distanciamento, por forma a garantir maior segurança dos utentes.
Igualmente serão desencadeadas acções de sensibilização e consciencialização da comunidade, bem como a alocação de fiscais cuja função é a de monitorar as condições de embarque, como a manutenção da ordem das filas e o cumprimento da lotação nos transportes.

Importa salientar que o projecto prevê igualmente a colocação de placas indicadoras de destino e também uma fila distinta para pessoas em situação de vulnerabilidade, como adoentados, mulheres grávidas, mulheres acompanhadas de crianças pequenas (de colo e de mão), idosos, pessoa com deficiência, cujos impactos perduram pós período covid.